domingo, 21 de março de 2010

Nova sessão no Blog. A CãoMinhandO responde!

Vamos reunir as dúvidas mais frequentes que ouvimos sobre saúde, adestramento, comportamento, e raças de cães.
Tentaremos ajudá-los um pouco mais a entender o que acontece com seu melhor amigo.
Espero que gostem!

Comportamento.                  

 O que é ansiedade de separação? Como ajudo meu cachorro para que sofra menos?

   A "ansiedade de separação" é um problema muito sério para os cães, que sofrem excessivamente quando estão distante dos donos.
  Na verdade, os proprietários são responsáveis por esse mal estar, mesmo estando com boas intenções. Pois de maneira inconsciente, os donos fazem com que todos os momentos agradáveis de seu animal, seja quando estão em casa. Eles ficam com os cães no colo, não os deixam sozinhos em cômodos diferentes, se despedem do animal antes de sair, fazem festas excessivas quando retornam para casa, e criam uma dependência muito grande do cachorro para com o proprietário.
   Essas demostrações, que nos parecem corretas, na verdade são egoístas, pois não preparamos o ambiente de nossa casa, e nossos cães,  para os momentos em que precisam ficar só.
   Dessa maneira o animal torna-se ansioso pelo retorno do dono, e pode latir excessivamente, destruir objetos, se lamber, uivar, chorar, e não é incomum que cheguem a se morder.
 Resultado, o cachorro fica infeliz, o proprietário angustiado, e os vizinhos ficam reclamando! Nada bom para nenhuma das partes. 
   Seja um proprietário consciente, e não provoque essa situação em seu lar. Deixe que seu cão tenha brinquedos divertidos pela casa, e o incentive a usá-los, não seja a única fonte de brincadeira de seu cão. Prepare um cantinho gostoso em sua casa, onde seu cão receberá os petiscos, de preferência duráveis, para que se entretenha, e não apenas o coma. Deixei sozinho cerca de 15 minutos por dia nesse cômodo, mesmo que esteja em casa. Não se despeça ao sair, nem faça festa imediatamente ao chegar em casa. Espere o cão se acalmar, ignorando-o, e depois agrade-o. Guarde suas coisas, e depois dê atenção para ele.
  De maneira alguma, ao estar em casa, chame seu cachorro para que sempre esteja com você, no mesmo cômodo, dê liberdade para ele.Ele não deve depender somente de você.
  Parece ruim, injusto, mas não é. Dessa forma você deixa seu cão mais seguro, confiante, e independente de você. E ao sair de casa ela ficará confortável, e terá bem estar. Não é isso o que você realmente procura para seu melhor amigo?

Você pode recorrer também a essências de aromaterapia,  e florais de Bach,  para borrifar no ambiente de seu cachorro, e colocar algumas gotas em seu bebedouro.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário