quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Muita calma nessas horas!!!

foto: Reprodução
Estresse altera comportamento de animais domésticos


Atitudes como cavar, morder e arranhar podem denunciar inquietação dos bichos. Seu cão não pára de uivar? O gato está mais agressivo? A primeira coisa que vem à cabeça do proprietário é classificar o animal como desobediente ou mal-educado.

Mas o que pode estar alterando o comportamento do bichano é um quadro de estresse. Sim, eles também sofrem desse mal. Os bichos de estimação costumam desenvolver uma relação de dependência e dominância sobre os donos, sendo muito sensíveis a uma relação instável ou até mesmo ao cotidiano do proprietário.

Alguns hábitos, muitas vezes considerados engraçados, como o cão correr freneticamente ao redor da vasilha de comida quando o dono chega em casa após um período de trabalho, por exemplo, pode ser um sinal de estresse. "Atitudes como cavar, morder, arranhar portas e janelas, uivar, latir, chorar e urinar e defecar em lugares impróprios são sintomas comuns desta alteração”, explica Silvia Robles Reis Duarte, zootecnista do departamento técnico do laboratório veterinário Vetnil. A saúde dos bichos também fica prejudicada. “Eles podem desenvolver problemas gástricos ou até tornarem-se agressivos”, explica a veterinária Monisa Corraini.

Muitas situações podem desencadear o estresse em animais domésticos como longos períodos de fome ou sede; viagens; falta ou excesso de exercícios; solidão; mudanças na rotina; ambiente conturbado, como a presença de outros animais ou pessoas desconhecidas; fogos de artifício; banho e tosa; consultas veterinárias e até participação em exposições ou competições. Para tratar o animal, além de muito carinho, vale uma consulta com o veterinário.
Alguns suplementos nutricionais com função antiestresse apresentam fórmula à base de triptofano, magnésio - relacionados com a síntese de serotonina e sensação de bem-estar - indicado para diminuir o estado de inquietação do animal. (Saúde Abril)




Nenhum comentário:

Postar um comentário