quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Dono Ocupado, cao estressado!

Dono ocupado, cão estressado
O serviço de Dogwalker garante o bem-estar de seu cão, mesmo quando você está longe
Por Bruno Lofreta
São Paulo tem uma das maiores populações caninas do mundo: calcula-se que mais da metade das moradias da cidade tenha ao menos um cachorro de estimação. Grande parte desses animais vive confinada em pequenos apartamentos, distante das ruas por semanas.
Diante dessa situação a equipe do CãoMinhando encontrou uma maneira de aliviar a solidão do melhor amigo do homem: o Dogwalker. O serviço, comum em diversos países, é uma maneira de distrair e exercitar os cães cujos donos não dispõem de tempo livre para o passeio. Profissionais habilitados em adestramento e primeiros socorros circulam pelas calçadas e parques da cidade conduzindo no máximo três cães cada. Os grupos são formados após os passeadores compararem as características comuns de cada animal, agrupando-os assim com seus semelhantes.
Ansiedade
CãoMinhando Na Mídia
A falta de exercícios pode causar problemas de hiperatividade e indisciplina. "Cachorros que vivem em apartamento devem passear diariamente por um período mínimo de 40 minutos a uma hora. É importante que esses animais gastem energia e se socializem com outros cães" explica a Dra.Vanessa Requejo, veterinária especializada em comportamento animal e criadora do CãoMinhando.
Ela ressalta que muitas pessoas adquirem cães de pequeno e médio porte na expectativa de que animais menores possam se adaptar melhor em apartamento. Entretanto, a despeito da pequenez, raças como Beagle e Border Collie são naturalmente ativas, exigindo atenção e passeios constantes. Lhasa Apso e Shih Tsu são espécies que apresentam um temperamento mais calmo, embora necessitem também de caminhadas diárias.
Esportes caninos
CãoMinhando Na Mídia
Outra forma de exercitar as habilidades do seu companheiro é estimular a prática de esportes especializados. Praticado por cães e donos, o agility é uma atividade que desenvolve a agilidade e esperteza dos animais, que devem atravessar obstáculos como rampas e túneis no menor tempo possível.
O adestramento canino auxilia no comportamento adequado do cão, criando um sentimento de obediência e disciplina. O ideal é que o cachorro inicie os treinos quando filhote, oferecendo assim, menor resistência durante o período de aprendizado. Ao colocar seu animal em treinamento, procure profissionais gabaritados e experientes, confira ainda se as técnicas por eles utilizadas respeitam o limite de seu cão.
Outros cuidados
CãoMinhando Na Mídia
O Registro Geral Animal (RGA) é maneira mais segura de proteger seu cão em caso de perda. O número inscrito na plaqueta, que deve ser pendurada na coleira, garante que o animal, caso localizado e encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses ou às clínicas veterinárias credenciadas, seja devolvido ao seu proprietário. Recomenda-se também, adicionar o número de telefone e nome do dono à plaqueta. Outro modo pouco conhecido de identificação animal é a implantação de um microchip sob a pele do animal, o minúsculo aparelho contém informações sobre o dono e seu pet.
Se você não pretende desembolsar uma grande quantia para adquirir um cão de raça, a solução pode ser a adoção. Há feiras que oferecem animais esterilizados e vacinados, companheiros ideais, que por viverem longos períodos abandonados, retribuem à atenção do dono. Pondere, porém, sobre as condições que podem ser oferecidas ao animal, não se deixe impressionar pelo seu carisma, adotando-o impetuosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário