segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Revista Eletrônica Pensata Animal.

 
A revista Pensata Animal foi colocada online no dia 13 de maio de 2007, não por casualidade, em um dia em que se comemora a abolição da escravidão humana no Brasil.

Publicamos textos jurídicos, notícias e, principalmente, artigos que abordam aspectos éticos relacionados aos animais não-humanos e que discutem a inclusão destes na esfera de consideração moral.

O revista é aberta à publicação de textos de vários pensadores e à conseqüente diversidade de posições, porém dá enfase aos artigos que argumentam pela total abolição da exploração animal, argumentação ainda pouco conhecida em uma sociedade na qual as ciências e a tradição filosófica que nos foi legada impregnam forte, e quase unicamente valores especistas, expondo-nos cotidianamente à negação do valor moral dos animais não-humanos, que acabamos por incorporar.

Longe da neutralidade diante de questões morais (neutralidade, de fato, inexistente para quem é capaz de fazer escolhas), defendemos a abolição de todas as formas de exploração de animais (não-humanos e humanos). Defendemos também que a postura ética não se resume a evitar o causamento de danos, mas também significa restituir o bem diminuído pelo dano já feito, evitar que novos danos sejam causados, e fomentar as condições para que o bem-próprio de cada ser possa ser desfrutado.

Para saber mais, acesse:
www.pensataanimal.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário