terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Entidades se unem para salvar animais vítimas do terremoto no Haiti

FABIO RODRIGUES
da Folha Online
 
   Grupos de proteção estão unindo forças para prestar socorro aos animais no Haiti, vítimas do terremoto que devastou o país na última terça-feira (12). ONGs se dedicam a fazer pelos bichos o que a Cruz Vermelha e a Organização das Nações Unidas tem feito pelas pessoas.
   Uma dessas entidades é a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal). Sediada em Londres, atua em 156 países e conta com mais de mil ONGs afiliadas, segundo Bernardo Torrico, gerente de comunicação da WSPA Brasil.

WSPA
Cão é resgatado durante enchente ocorrida na Costa Rica em 2008
Cão é resgatado durante enchente ocorrida na Costa Rica em 2008  

  Para o caso do Haiti, a WSPA se uniu ao IFAW (Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal, na sigla em inglês). Essa coalizão, explica, vai trabalhar por meio de uma clínica móvel, que foi doada pela sociedade humanitária de Antígua e Barbuda,.
Torrico diz que em catástrofes naturais de grandes proporções um especialista é enviado à região para produzir um relatório. Nele, constam dados como mapa da área afetada, quantidade de animais atingidos, tipo de ajuda necessária, por exemplo.
"A WSPA então envia uma equipe de veterinários preparados pra atender as demandas específicas, que em geral são por ração e cuidados veterinários, que incluem primeiros socorros e vacinação", explica.
Não é possível especificar a quantidade de animais afetados pelo terremoto, afirma Torrico, devido às inúmeras dificuldades existentes no Haiti neste momento.
"A gente sabe que, ao ajudar os animais, a gente está ajudando as comunidades atingidas a voltar à sua vida normal. isso porque os animais têm papel fundamental na reconstrução das comunidades pós-desastre", ressalta.
O trabalho de auxílio aos animais em casos de desastres tem apresentado um forte crescimento, segundo a entidade. Em 2007 a WSPA ajudou 112.000 animais, no ano seguinte esse número praticamente dobrou, 223.648 animais. A intervenção mais significativa do ano foi na Ásia para minimizar os efeitos do ciclone Nargis, em Mianmar.
No ano passado, a WSPA agiu ativamente em desastres e tragédias. Em uma delas, na ilha de Sumatra (Indonésia), atingida por um terremoto de 7,6 graus na escala Richter, onde mais de mil pessoas morrem. Centenas de animais receberam tratamento emergencial e básico, como vacinas e latas de ração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário