quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Gata recebe primeiro implante de joelho do mundo

Prótese de aço inoxidável foi colocada após Missy, de 8 anos, ter sido atropelada
Missy está recuperada após 12 semanas de fisioterapia
Crédito: Reprodução / Daily Mail
 
  Reza a lenda que os gatos têm sete vidas, e apesar de muitos duvidarem, no caso da SRD Missy, de oito anos, parece que a história tem mesmo fundamento. A gatinha passou por uma cirurgia inédita em felinos, ganhando uma prótese de aço inoxidável no lugar de seu joelho. O procedimento ocorreu na Inglaterra e só foi possível devido à insistência de sua dona, que fez de tudo para que a bichana voltasse a andar após sofrer um atropelamento.
Depois de uma rápida recuperação do acidente e ganhar seu joelho artificial, o animal passou a ser chamado pela imprensa internacional de “Gato Robo”. De acordo com o jornal Daily Mail a gatinha foi levada ao veterinário perto da morte, depois de ter sido atropelada por um carro. Missy passou dois dias escondida num arbusto com uma perna traseira quebrada em oito lugares e a outra com o joelho completamente deslocado.
 
Prótese de aço permite mobilidade à gata, que foi atropelada
Crédito: Reprodução / Daily Mail
 
Em entrevista ao jornal, Louise Morris, dona da gata, revelou que ouviu o miado de Missy vindo do arbusto e não pensou duas vezes em salvá-la. O cirurgião responsável pelo procedimento cirúrgico já havia alertado Luise que havia duas alternativas: aplicar a eutanásia no bichinho ou tentar o implante de joelho artificial, algo inédito até então. “Amputar a perna doente seria inviável, já que a outra perna traseira estava quebrada em oito lugares, logo, ela ficaria sem as duas”, explicou o dr. Noel Fitzpatrick.
Única, a prótese de Missy foi desenvolvida de acordo com um raio-x feito na perna saudável da gata, o que garantiu um encaixe e adaptação perfeita no animal. A cirurgia durou cerca de 2h e 30min, e após 12 semanas de fisioterapia e tratamento, finalmente a gata retornou para casa e passa bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário